Como o Treinamento e a Formação podem Melhorar as Possibilidades de Localizar Bombeiros em Perigo
Uma forma em que os bombeiros podem evitar os ferimentos ou a morte no local do incêndio é seguir os numerosos requisitos explicitados nos códigos e normas como a NFPA 1500, Programa de Segurança e Saúde no Trabalho para os Corpos de Bombeiros. Esses códigos e normas não explicam apenas as operações seguras, mas requerem também provisões para o resgate dos bombeiros quando estiverem perdidos, aprisionados, ou por outros motivos, incapazes de pôr-se a salvo. Apelamos ao cumprimento pleno desses códigos e normas, incluindo uma chamada imediata de pedido de assistência quando os bombeiros estiverem em problemas.
Se circunstâncias inesperadas demorarem o resgate, colocando os bombeiros num perigo ainda maior, alguns truques do ofício podem aumentar suas possibilidades de sobrevivência enquanto esperam a ajuda. Criar propositadamente confusão e desorientação durante os exercícios de treinamento é uma forma efetiva de reduzir a probabilidade de pânico durante um incidente real. Também é importante familiarizar-se com o edifício durante o planejamento pré-incidente.
Os bombeiros podem ficar desorientados quando circulam numa estrutura onde a visibilidade é limitada. Seguir uma linha de mangueira, uma corda, ou uma parede é a forma normal de encontrar o caminho da saída, mas caso isso falhar, buscar uma fonte de luz pode ajudá-lo a orientar-se de novo. Por exemplo, uma janela pode aparecer como uma luz obscurecida pela fumaça. Chegar a uma janela pode ajudar outros a encontrá-lo e permiti-lhe estabelecer sua localização no edifício.
Também você pode utilizar o som para ajudá-lo a escapar. Ativar seu dispositivo individual de sistema de alerta de segurança é uma forma de aumentar as possibilidades de ser encontrado. Chamar simplesmente também pode ser efetivo. Esta tática pode ajudar a equipe de resgate a encontrá-lo, ou se você tiver mobilidade, poderá seguir a chamada e encontrar o caminho de saída.
Todas essas técnicas podem ser praticadas no treinamento; reduza a visibilidade utilizando máscaras escuras ou vendas para tapar os olhos, e desoriente os bombeiros levando-os cuidadosamente pela área, mudando o mobiliário de lugar, fazendo-os dar voltas, etc. Faça com que os bombeiros supostamente aprisionados encontrem o caminho sem ajuda, enquanto fornecem monitores para proteger os que ficarem desorientados.
Repitam o exercício, mas colocando na saída um bombeiro que use a voz para guiar os bombeiros aprisionados até a saída. Isso pode também funcionar com ocupantes presos. Uma precaução similar utiliza um sinal como uma luz ou um sinal sonoro colocado na entrada/saída. Uma luz projetada no quarto pode também ajudar o pessoal de resgate a encontrar os que ficaram presos.
Caso se demore o resgate, existe a possibilidade que os ocupantes esgotem suas provisões de ar, então encontrar uma fonte de ar pode salvar uma vida. O melhor ar dentro duma zona de incêndio se encontra normalmente ao nível do chão, respirar perto do chão estenderá o tempo de sobrevivência. Pode haver outras fontes de ar como janelas ou portas. Uma equipe de bombeiros em Cincinnati esgotou sua reserva de ar no meio dum armazém cheio de fumaça, ma os bombeiros foram capazes de estender seu tempo de sobrevivência colocando tubos de respiração numa fenda na parte de baixo duma porta metálica fechada que levava ao exterior do edifício. Eles usaram então uma chave inglesa para bater na porta e indicar sua posição até que foram finalmente resgatados.
O treinamento sobre essas e outras formas de salvar-se a si próprio ou ajudar outros a salvá-lo poderiam evitar que você se torne uma trágica estatística.
Esta coluna é adaptada do livro dos autores, Structural Fire Fighting (Combate a Incêndios Estruturais) disponível em www.nfpa.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário